História

A história dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra começa a 8 de abril de 1999, com a criação, nesta freguesia, da 1ª Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo – corporação que integrarão durante nove anos.
A 31 de outubro de 2006, foi concretizada a fundação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra que, a 3 de julho de 2007, viu ser homologado o Corpo de Bombeiros de Famalicão da Serra – o mais recente a nível nacional, para o qual transitaram os efectivos da 1ª Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo, acima referida.
Desde a sua criação, ainda como secção, os bombeiros de Famalicão da Serra têm enfrentado alguns momentos particularmente difíceis - desde a tragédia de 9 de julho de 2006, que vitimou o bombeiro Sérgio Rocha, ao recente acidente de 29 de agosto de 2013, que provocou queimaduras a quatro dos seus elementos, que ainda estão a recuperar das lesões sofridas.
Apesar de todas as contrariedades e das constantes dificuldades com a aquisição de equipamentos de protecção e outros meios operacionais, estes bombeiros nunca viraram a cara à luta, tendo-se mantido unidos em prol do lema "Vida por Vida", dos Bombeiros Portugueses.
Uma luta que, desde os primeiros passos, tem também passado pelo desejo de melhores condições para os cerca de oitenta elementos (incluindo Quadro de Comando, Quadro Activo e Escolinhas de Bombeiros). O projecto do Quartel-sede está pronto a ser (re)candidatado aos fundos da administração central, mas existe a consciência de que a atual conjuntura socioeconómica vivida pelo país não augura facilidades na angariação das verbas necessárias à concretização dessa aspiração:
Sendo uma obra orçamentada em cerca de 780 mil euros, e na eventualidade de ser comparticipada a 85% por fundos do Governo Central, os Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra terão ainda de garantir, à sua conta, uma verba de cerca 117 mil euros – a que se somarão outros encargos consideráveis com a gestão do processo de execução da obra.
Daí que todos estejamos empenhados e trabalhemos diariamente para a angariação das verbas necessárias, conscientes de que só a persistência nos levará a bom porto.
Assim, é com a mesma franqueza e prontidão com que acorremos a todas as situações e pedidos de auxílio que desde já agradecemos e valorizamos todos os contributos que cheguem até nós, por muito modestos que possam ser.
A todos, o nosso Bem-haja!

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra garantem a prevenção e a segurança da população.